#44 - 😎 Faça parte do meu grupo e poste o que quiser - sem ser punido por isso.
A investigação do Wall Street Journal | O mundo Poderia ter Acabado em 1983 | Podcast Tá Mutado | O Estilo de Hiroshi Nagai
Edição 44 mexendo em briga de cachorro grande!
Se joga e prepare-se porque vai rolar irritação. O que compartilho nessa edição é pura manipulação.
Mas na seção Bolhas Rápidas e Coisas de Lifestyle, é só good vibes.
Um pouquinho de drogas, um pouquinho de salada…
(A Edição #44 tem 5min e 36s de leitura)
Por que o Facebook passa pano para algumas postagens de pessoas importantes?
Talvez você já deve ter se perguntado:
“Afinal, como que a minha amiga que postou uma simples foto de biquini teve a postagem apagada no Facebook, mas as fake news que um monte de gente famosa divulga continuam liberadas?
O The Wall Street Jornal realizou uma investigação, a partir de uma série de documentos internos do Facebook, para nos contar, e mais uma vez provar, que o que o “Zuckinho” afirma publicamente, é exatamente o oposto do que rola dentro da empresa.
E uma das descobertas dos jornalistas foi a existência de uma lista com usuários que têm permissão para postar conteúdos que ferem as regras da empresa.
Sabe por que vemos celebridades, influenciadores, políticos, esportistas, grandes empresários e herdeiros postando conteúdos bizarros, repletos de ofensas, humilhações, fake news, e nada acontece com eles?
Porque muitos deles fazem parte da Crosscheck - uma lista onde praticamente não existe a checagem das diretrizes de postagem.
Detalhe: até influenciadores pets estão nessa lista de privilegiados para postarem o que quiserem, sem consequências.
De acordo com a reportagem, um dos casos mais emblemáticos foi quando o Neymar, após ser acusado de estupro, fez uma live no Instagram e no Facebook mostrando prints e fotos de toda conversa, violando uma das regras básicas do Facebook.
“Nudez não consensual é proibido na plataforma e as políticas do Facebook sobre isso são muito claras, ou seja, de acordo com suas diretrizes operacionais, a maneira como eles lidam com esse tipo de crime é removendo o conteúdo. Depois, a próxima coisa que eles afirmam que fazem é a exclusão permanentemente da conta que postou. Aparentemente para esses casos a tolerância é zero”. (Wall Street Journal)
Menos para quem está no Crosscheck.
“O que aconteceu foi detalhado em um documento chamado Mistake Prevention Incidents Investigation. O incidente de Neymar aparece junto com mais de uma dúzia de outros incidentes que os funcionários do Facebook estavam monitorando”. (Wall Street Journal)
Esses relatos fazem parte do primeiro episódio da série The Facebook Files.
E para ironia do destino, olha o resumo do Episódio 5 - How Facebook Hobbled Mark Zuckerberg’s Bid to Get America Vaccinated:
Documentos da empresa mostram que ativistas antivacinas minaram a ambição do CEO de apoiar a vacinação inundando o site e usando as próprias ferramentas do Facebook para semear dúvidas sobre as vacina contra à Covid-19 . (Wall Street Journal)
Dica: Os podcasts obviamente são em inglês, mas no site tem a descrição completa dos áudios - só copiar e colar no Google Tradutor.
Leia e Ouça Agora:
The Facebook Files, Part 1: The Whitelist
The Facebook Files, Part 2: 'We Make Body Image Issues Worse'
The Facebook Files, Part 3: 'This Shouldn't Happen on Facebook'
The Facebook Files, Part 4: The Outrage Algorithm
The Facebook Files, Part 5: How Facebook Hobbled Mark Zuckerberg’s Bid to Get America Vaccinated (podcast ainda não foi liberado)
Quer Relaxar e dar Boas Risadas?
Sabe aquele conteúdo massa de acompanhar, onde além de aprender sobre bolhas diversas, ainda dá boas risadas? Isso é tudo que você encontra no Podcast “Tá Mutado”, projeto do Fábio Cruz - nosso querido Fabão - criador de conteúdo dos brabos.
E junto com ele, só galera sinistra participando dos episódios! Só vai:
PQP, o fim do mundo poderia ter rolado nos anos 80.
Se liga nessa thread que ví no Twitter:
Esse estilo de design, de arte, sempre me chamou atenção mas nunca tinha parado para ir atrás das suas origens.
Ai, lendo a newsletter 1% do do Tiago (Tira do Papel), descobri que essa pegada é a que identifica o artista Hiroshi Nagai
💥Conte pra mim o que achou dessa edição?
Se chegou até aqui, pode me ajudar respondendo 4 perguntas rápidas?🔸
#43: 😲 O lugar mais doido que descobri em 2021
#42: 👁 O que é ser "normal" para os algoritmos?